quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Engenharia Elétrica

Objetivos do Curso

O curso de Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica) proporciona ao aluno embasamento matemático e desenvolve sua capacidade de abstração e de raciocínio lógico, para assimilar os princípios da Física, especialmente os voltados para a eletricidade e para o eletromagnetismo. Há uma grande preocupação em fazer com que o aluno aprenda a aprender.


O curso prepara o egresso para atuar na supervisão e coordenação técnica de estudos e projetos na área da eletrônica em geral, da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.


O Engenheiro Eletricista pode especializar-se em Eletrônica e em Eletrotécnica.


O especialista em Eletrotécnica atua na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, por meio da elaboração de projetos, plantas e técnicas de execução. Além de providenciar os recursos, orienta a construção, instalação, funcionamento e manutenção de usinas, aparelhos e equipamentos elétricos.


Nessa área, pode ainda atuar na elaboração de projetos de instalações elétricas prediais e industriais, projetos de linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica e na manutenção elétrica em geral.


O Engenheiro Eletricista que optar por Eletrônica terá, como campo de trabalho, equipamentos eletrônicos, sistemas de medição e controle, sistemas digitais, automação e controle de máquinas, hardware de computadores e sistemas eletrônicos em geral.


Esse profissional também poderá atuar na área de Telecomunicações em sistemas de comunicações, processamento digital de sinais de voz e vídeo, telefonia digital, sistemas de comunicações ópticas e de redes de comunicação.


Atividades Principais•Projetar e construir Redes de Comunicação voltadas para a aplicação em serviços multimídia, centrais telefônicas digitais, equipamentos de transmissão, tendo como suporte as modernas redes de comunicação etc.;


•elaborar e aprimorar sistemas de controle e automação de máquinas operatrizes, usinas hidrelétricas e linhas de transmissão em geral;


•projetar, construir, fazer a montagem, operação e manutenção das instalações industriais, sistemas de medição e controles elétricos;


•atuar em todas as etapas do processo de geração, transmissão, distribuição e uso de energia elétrica e fontes alternativas de energia.


Mercado de TrabalhoO profissional formado nessa área pode atuar em indústrias, empresas de projetos e instalações, empresas comerciais de equipamentos eletrônicos, instituições científicas, empresas geradoras de energia elétrica etc.


No setor da Engenharia Eletrônica, o cenário não se apresenta diferente, pois há necessidade de renovação dos quadros profissionais em razão das novas técnicas e novos materiais.


Com a privatização de vários setores, entre eles o das empresas geradoras e fornecedoras de energia elétrica e o de telecomunicações, o mercado de trabalho tende a aumentar as chances de colocação, tendo em vista a necessidade de renovação dos quadros profissionais que atuam nesses setores.


Práticas•Laboratório de Física, Química, Desenho, Mecânica dos Fluidos, Eletrotécnica, Eletrônica Digital e Analógica, Circuitos Elétricos, Microprocessadores, Conversão Eletromecânica de Energia, Controle e Servomecanismos, Instrumentação e Controle, Automação, Circuitos e Sistemas Digitais e Telecomunicações


•Laboratórios de Informática com Internet disponibilizando variados softwares nas plataformas Windows, Linux e outros (Multisim, Matlab, AutoCad, Solid Edge, Office Professional, Turbo Pascal, Turbo C++, Delphi etc.)


•Visitas Técnicas


•Semana de Palestras e Atividades Específicas


•Monitoria


•Iniciação Científica


•Bibliotecas Integradas


•Atividades Multiensino


•Banco de Estudos Digitalizado


•Acordo de Cooperação de Estágios com Empresas e Órgãos Públicos


•Estágio Supervisionado


•Projeto Integrado de Conclusão de Curso


Duração5 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar e comentar no eletrosite,
sua opinião é muito importante, espero que volte sempre.
Até a próxima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...