Curiosidades

Se você é igual a mim, gosta da área elétrica e de tudo que a envolve, ou simplesmente gosta de notícias de e ver imagens legais, vai gostar disso, veja:


Transformador Elevador de Tensão


Transformador de 225MVA, comprado pela Itaipu da WEG,
 olha só o tamanho do engenheiro perto do trafo, é incrível.












Olha esse aí:


Transformador Abaixador de tensão


Transformador de 200 toneladas, por ser muito grande e pesado, é necessário que seja transportado nessa "carreta" especial. A sua passagem em Dezembro de 2009 parou a cidade de Presidente Epitácio Pessoa - SC. Por dois motivos: o tamanho(que é gigantesco) e pela lentidão no trânsito.



Essa foi a que mais me chamou a atenção!



Central eólica off shore Horns, Dinamarca.
Cada pá tem cerca de 100 metros de comprimento, é muito grande!


Horns está situado a 30 km da ilha de Jutland, uma das que formam o arquipélago da Dinamarca. Sua construção, um desafio por ser o mais distante da costa já erguido, é apresentada pelo governo como uma obra de arte da engenharia e envolveu 600 engenheiros e operários em dois anos de trabalhos. O campo de energia eólica offshore do país tornou-se o maior do mundo tanto em capacidade – produzirá 210 megawatts de eletricidade por ano -, quanto em número de geradores. Reportagem de Andrei Netto, no O Estado de S.Paulo.
Além da grandeza da construção, suas turbinas, instaladas em 13 linhas de sete geradores, interconectados por uma rede de 70 quilômetros de cabos de fibra ótica, também são um feito em si. Fabricadas pela Siemens Wind Power, uma companhia dinamarquesa com capital alemão, são o que há de mais moderno já concebido pelo homem para a produção de energia com o vento.


Usina Hidrelétrica de Itaipu


Era a maior do mundo até o ano passado, até aparecer uma certa Usina Hidrelétrica de Três Gargantas, na China(veja na próxima imagem).










Usina Hidrelétrica de Três Gargantas, China
"A Nova Muralha da China", simplesmente a maior Usina do mundo!


O projeto prevê um total de 26 turbogeradores, de 680 Mw cada, capacidade instalada (geração máxima de eletricidade por hora) de 18.200 MW e uma produção anual de 84,7 milhões de kWh. O investimento previsto é de cerca de US$ 29 bilhões ou US$ 1.600/kW. Sua altura equivale a um edifício de 60 andares e desde o ano passado estão funcionando 14 geradores, que conseguiram produzir 49 milhões de kWh de eletricidade em 2005. Assim os chineses passam a deter o titulo de construtores da maior hidrelétrica do mundo, superando a Itaipu Binacional – Brasil/Paraguai, que detinha esta posição. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...