domingo, 20 de fevereiro de 2011

Energia Maremotriz - Uma nova alternativa

Nesse artigo irei mostrar em três partes uma nova forma de energia pouco conhecida no Brasil mas utilizada em outros países principalmente na Europa: A Energia Maremotriz.
Irei mostrar como funciona, quais são os países que a utilizam e quais as vantagens e desvantagens de utilizá-la e sua utilização em nosso país. Nesta primeira parte mostrarei os conceitos e os tipos de energia maremotriz existentes, com algumas fotos e esquemas sobre o assunto. Eis o que interessa:


MAS COMO É QUE SE OBTÉM ENERGIA A PARTIR DOS MARES


É o modo de geração de energia através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Existem três maneiras de produzir energia usando o mar: as ondas, as marés ou deslocamentos das águas e as correntes marítimas.


ENERGIA DAS ONDAS


A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina para funcionar. No exemplo da figura abaixo, a elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador.


Laboratório oceânico da Coppe, testes para implantação da usina de ondas


Os sistemas para retirar energia das ondas são muito pequenos e apenas suficientes para iluminar uma casa ou algumas bóias de aviso por vezes colocadas no mar.

A figura abaixo ilustra mais um exemplo de equipamento que utiliza as ondas para obter energia: O Mighty Wale que é um dispositivo de CAO flutuante, desenvolvido pela JAMSTEC para operar ao largo da costa e cuja aplicação estava destinada ao fornecimento de energia a pisciculturas instaladas nas águas que ficariam a jusante dos dispositivos.

Mighty Wale, protótipo localizado na baía de Gokasho(Japão).

O protótipo ancorado a uma profundidade de 40 metros perto da baía de Gokasho, operou entre 1998 e 2002, e tinha previsto uma capacidade máxima de extração energia de 110KW(PIZER,1998). O dispositivo mostrou, no entanto, uma eficiência baixa. Note-se a este propósito que a densidade de energia das ondas no Japão é muito baixa e inferior ao que se considera o limiar necessário para atingir a viabilidade econômica. (retirado de:http://umanovaalternativa.com.sapo.pt/Mightywhale.html)





ENERGIA DAS MARÉS


A energia do deslocamento das águas do mar é outra fonte de energia. Para a transformar são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche, a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem.


Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

O esquema abaixo ilustra um exemplo de equipamento que utiliza as marés para obter energia.




ENERGIA DAS CORRENTES MARÍTIMAS


Também é possível aproveitar a energia das correntes marítimas. As correntes marítimas são provocadas por uma aquecimento não homogêneo das camadas superficiais dos oceanos pela radiação solar(PALZ, 1981).


As principais correntes marítimas da Terra são conhecidas como, por exemplo, a Corrente do Golfo, Corrente do Brasil, Correntes de Humbolt, entre outras. Por essas massas de água estarem em deslocamento , carregam consigo energia cinética. Essa energia cinética pode ser captada por turbinas, semelhantes à turbinas eólicas ou turbinas com pás dispostas como uma turbina de avião, que quando submersas são movimentadas pela corrente de água que passa por suas hélices.
(retirado de: http://www.dee.ufrj.br/lafae/txt_correntes.html)


SeaGen, localizado em Stangford Lough, Irlanda
Com 41 metros de altura a turbina gira cerca de 12 vezes por minuto devido ao movimento da água causado pelas correntes marítimas. Essa velocidade é extremamente baixa para causar algum dano à vida marinha mas  suficiente para gerar 1,2 megawatts e abastecer 1.000 casas. 

Na próxima parte irei mostrar os países que utilizam esta tecnologia, alguns detalhes dos dispositivos mais utilizados no mundo e algumas vantagens e desvantagens.

2 comentários:

  1. Algumas (muitas) informações estão equivocadas...

    Apesar deste tipo de aproveitamento energético não ser recente, ele não é "muito" utilizado em outros países... Em poucos lugares este tipo de geração de energia é utilizado em larga escala.

    > ENERGIA DAS ONDAS

    os flutuadores da foto em anexo na verdade acionam bombas hidráulicas que injetam água em uma câmara hiperbárica de tecnologia brasileira... Esta dispara água a uma velocidade equivalente a uma queda d'água de 500 m em uma turbina acoplada a um gerador de energia elétrica.
    Além disso, "alguns" sistemas desse tipo são pequenos e não todos. A produção varia de acordo com a demanda.

    >ENERGIA DAS MARÉS

    O dispositivo "Mighty Wale" não produz energia a partir de marés mas a partir de ondas.


    A intenção de divulgação deste tipo de aproveitamento energético foi boa... Mas precisam ler um pouco mais sobre o assunto antes de postar para não confundirem as informações.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo,

    Venho lhe dizer que estou muito agradecido por você ter lido a matéria, e ter detectado esses erros.

    E também quero pedir desculpas pelas informações erradas, pois antes de postar esta matéria eu busquei muitas informações, mas a maioria era em inglês e devido à pressa acabei cometendo este grande erro.

    Mais uma vez obrigado, e espero que continue lendo e acompanhando o Eletrosite.

    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no eletrosite,
sua opinião é muito importante, espero que volte sempre.
Até a próxima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...