segunda-feira, 8 de março de 2010

Matéria sobre Energia Eólica

Olá Pessoal trouxe neste post mais uma matéria excelente sobre a área elétrica com a colaboração do Renato Silva que me mandou por e-mail esta sugestão de matéria, e claro também achei super interessante, e a publiquei. Muito boa, leia, e deixe seu comentário!

Abraços e até a próxima!


A energia eólica é uma eficiente fonte de produção de electricidade tendo ainda como vantagem os factos de estar livre de perigos , de ser limpa e de ser abundante.

Estas inquestionáveis vantagens da energia éolica não impedem que se tenham feito estudos, muito aprofundados, sobre todo o tipo de impactos que ela possa constituir. Sendo os mais importantes referidos e analisados em seguida.

Emissão de ruídos.


A emissão de ruídos nos aerogeradores é devida ao funcionamento mecânico e ao efeito aerodinâmico. Para aerogeradores com diâmetro do rótor superior a 20 m os efeitos aerodinâmicos são os que mais contribuem para a emissão de ruídos.


Os ruídos emitidos pelos aerogeradores decresce entre os 50dB junto ao aerogerador e os 35dB a uma distância de 450m. Os efeito fisiológicos, sobre o sistema auditivo, e a afectação de diferentes funções orgânicas apenas é sentida a partir dos 65dB.


No entanto, valores mais altos que 30 dB podem provocar efeitos psíquicos sobre o homem sendo o nível de ruído recomendável inferior a 40 dB. O ruído de 40 dB corresponde a uma distância dos aerogeradores de 200 m. Sendo esta a distância entre aerogeradores e habitações respeitada na Europa.


Balanço Energético


A energia gasta para produzir, instalar e para operação e manutenção de um aerogerador típico é produzida por esse mesmo aerogerador em menos de meio ano. Este facto torna a energia eólica numa das energias mais atractivas em termos de planeamento energético mundial.


Interferências electromagnéticas


Os aerogeradores, em alguns casos podem reflectir as ondas electromagnéticas. Isto implica que podem interferir e perturbar sistemas de telecomunicações. Estas interferências não são significativas. No entanto, é necessário efectuar estudos mais detalhados quando o parque se situa junto de aeroportos ou de sistemas de retransmissão.


Segurança


Quanto a segurança das pessoas, tem-se verificado que os sistemas eólicos estão entre os sistemas de produção de energia eléctrica mais seguros. tendo sido registrados apenas casos raros de pessoas feridas por pedaços partidos das pás ou por pedaços soltos de gelo.


Futuro
 

Algumas organizações internacionais fizeram estudos para prever cenários para a evolução de sistemas de energia eólica em todo o mundo.

A EWEA (European Wind Energy Assiciation) elaborou um documento estratégico, "Time for Action" publicado em 1991, onde estabeleceu metas realísticas para a Europa no ano de 2030. Neste documento prevê-se que sistemas eólicos alimentem 10% do consumo estimado o que equivale a 100000 MW instalados.


O WEC (World Energy Council) elaborou dois cenários: o primeiro enquadra-se numa situação em que não existem alterações significativas nas medidas ambientais. Este cenário prevê uma potência instalada de 10000 a 15000 MW no ano 2000 e 180000 MW no ano 2020. O segundo cenário, cenário ecológico, prevê para o ano 2020 uma potência instalada de energia eólica de 474000 MW.


Para que esta evolução seja possível e para que a energia eólica passe a ser uma energia competitiva com as energia fóssil e nuclear, sem que para tal seja necessário consideras custos sociais e outros custos externos, será necessário que as organizações responsáveis e as entidades governamentais tomem as medidas de incentivo necessárias para que a tecnologia de sistemas eólicos atinja a maturidade e a total viabilidade.

2 comentários:

  1. Olá Raniere,

    Sem dúvida um ótimo texto!
    Devido a ser uma energia "limpa", a energia eólica é o tipo de energia mais "promissor" para o futuro.

    Digo futuro pois o parque eólico ainda não é tão grande se comparado ao hidráulico, pelo menos no Brasil.

    Um problema com relação a esse tipo de geração que ela não é firme, ou seja, em um dado momento um aerogerador pode gerar 50 MW, mas se o vento sumir tal gerador pode passar para 0 MW. Não se pode contar com tal geração em emergências no sistema elétrico.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Iúri,

    Obrigado pela visita e pelo belo comentário!
    Concordo com você nas suas palavras, mas a tecnologia com relação a energia eólica está crescendo de uma maneira que já existem aerogeradores que podem ter sua velocidade controlada, para que num momento desses, sem vento, há a possibilidade de mesmo assim continuar a gerar energia. É fantástico!


    Abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no eletrosite,
sua opinião é muito importante, espero que volte sempre.
Até a próxima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...